Aula 1 (01/08/12)
Nesta primeira aula o professor se apresentou, disse que a disciplina currículo e diversidade é imprescindível para fazer concursos e será mais específica que Antropologia.
Nós respondemos algumas questões que ele escreveu no quadro, disse que serviria de diagnóstico sobre o conhecimento que tinhámos da matéria. As perguntas foram as seguintes:
1- O que é currículo?
2- Quais são os propósitos do currículo?
3- Qual a izamportância de se estudar o currículo?
4- Quais são as suas expectativas acerca da disciplina currículo
diversidade?
5- Quais são as suas expectativas acerca da disciplina projeto integrador 3?
Nós fizemos um círculo e cada um falou suas respostas, as nossas foram as seguintes:
1- É um documento que descreve as competências e experiências profissionais de um indivíduo.
2- Tem o propósito de possibilitar um maior acúmulo de informação e conhecimento para os alunos, que possam utilizá-los no seu dia a dia e assim formar um profissional competente.
3- É importante estudar o currículo para sabermos selecionar as experiências e competências para determinada profissão ou área de trabalho.
4- Nossas expectativas a respeito da disciplina currículo e diversidade é aprender a fazer corretamente um currículo com criatividade e de acordo com a área de trabalho desejada.
5- Nossas expectativas a respeito do projeto integrador é aprender a manipular o computador para facilitar e enriquecer a nossa vida profissional.
Análise do grupo
Nesta aula tívemos ciência de que o nosso conhecimento de currículo era bastante limitado, pensávamos que só existia o currículo vitae, mas vimos que não. O conceito de currículo é muito mais abrangente e complexo do que imaginávamos.
Aula 2 (08/08/2012)
O professor explicou que o trabalho do projeto integrador é fazer um portfólio eletrônico.
Mostrou a ementa e o plano de ensino.
O portfólio eletrônico pode ser feito no word, no power point, em um blog, site, etc...
O professor explicou que o trabalho do projeto integrador é fazer um portfólio eletrônico.
Mostrou a ementa e o plano de ensino.
O portfólio eletrônico pode ser feito no word, no power point, em um blog, site, etc...
Ele explicou sobre os elementos necessários que devem ter nele, que são:
1- Questionário ou entrevista sobre um tema que inclua currículo e diversidade na escola. Exemplo: Bullyng, preconceitos, educação inclusiva, sustentabilidade, homossexualismo, violência nas escolas, adolescentes grávidas, etc.
2- Deve-se apresentar e analisar os dados.
3- Deve ser produzido um vídeo relacionado aos temas, não precisa ser o mesmo tema da pesquisa.
4- Pode ser criativo.
5- Deve-se fazer uma breve trajetória da vida de cada um do grupo.
6- Deve ter o registro de cada aula.
7- Deve ter uma autoavaliação, que é individual, durante e ao final do processo, comentários sobre a aprendizagem durante o semestre.
8 - Deve ter também 4 textos relacionando os temas de currículo e diversidade com as demais disciplinas do semestre, exemplo: um texto integrando currículo e diversidade com OTP, outro com ética e currículo, política, legislação e currículo, psicologia da aprendizagem e currículo.
Análise do grupo
Nesta aula ficamos cientes sobre o projeto integrador 3, ele será totalmente online, nós ficamos um pouco apreensivas, pois apesar de termos estudado no primeiro semestre TIC's, que são as tecnologias de informação e comunicação, ainda temos pouca intimidade com computadores, porém estamos encarando isso como um desafio a ser superado e que nos enriquecerá bastante.
Aula 3 (15/08/2012)
Nesta aula o professor passou alguns slides explicando as várias concepções de currículo.
Currículo e suas representações:
Bobbitt (1918) - iniciou as teorizações sobre currículo.
John Dewey- É o representante da escola nova; seu ensinamento se contrapôs ao de Bobbitt.
Em 1932 aconteceu o manifesto dos pioneiros; Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho foram os principais pensadores desse manifesto.
A escola nova representou uma ruptura á educação tradicional.
Escola nova é liberal.
Tendência pedagógica: Liberal é progressivista, ligada ao liberalismo, a educação é tradicional, há laicidade, é centralizada.
Conceitos de currículo: educação formal é sistemática e intencional, enquanto a educação informal é assistemática e não-intencional.
OBS: a educação formal não existe apenas nas escolas, pode existir em organizações, empresas, etc.
O currículo é um termo polissêmico, ou seja, tem vários significados. É uma série estruturada de resultados buscados na aprendizagem. (Johnson, 1967)
Também nesta aula, debatemos o texto " Avaliação da performance das escolas"
A máquina que o texto se refere diz respeito ao sistema de ensino, já o termo carne estragada dita no texto se refere aos conteúdos estudados, os métodos. os currículos escolares.
Além disso, o professor também contextualizou a fórmula da velocidade média e criticou assim como o texto, os vários conteúdos passados nas escolas, que não servem para nada e são apenas decorados para depois serem vomitados nas provas.
Análise do grupo
Nesta aula ficamos sabendo como o currículo tem concepções e definições diversas, sua função e utilidade muda de acordo com o pensador que o está estudando e com a época. Enquanto o Bobbitt sendo o primeiro a estudar o currículo de uma forma pragmática, pensava que ele deveria ser para o professor e preparar o aluno para a vida adulta, o Dewey pensava que o currículo deveria ser centrado no aluno,ou seja, um instrumento que deveria ser usado pelo professor para facilitar a aprendizagem dos alunos.
Na segunda parte da aula vimos um texto interessante que critica o ensino bancário, concordamos com o texto, pois esse tipo de ensino não funciona mais, é preciso criar um novo modelo educacional, onde o foco seja educar de uma forma holística, criando cidadãos conscientes e críticos.
Aula 4 (22/08/1012)
Continuação dos slides da aula passada sobre os conceitos de currículo que foram:
Currículo são todas as experiências que os estudantes desenvolvem sob a tutela da escola. (Kearney e Cook, 1969)
Currículo é um intento de comunicar os princípios essenciais de uma proposta educativa de tal forma que fique aberta ao exame. ( o currículo formal nem sempre é flexível.)
Currículo está ligado a:
Resultados Experiências Princípios
Currículo é um plano de aprendizagem.( Taba, 1974)
Raízes teóricas do currículo no Brasil
As origens do currículo são norte-americanas e europeias.
As origens do currículo são norte-americanas e europeias.
O currículo escolar é o conjunto organizado das atividades de aprender e ensinar, que se processa na escola.
Paralelo entre escola tradicional e escola moderna
Escola tradicional: currículo é o grupo de programas educativos adotados por uma escola ou sistema.
Escola moderna: é entendido como o conjunto de todas as experiências dos alunos sob a influência da escola.
Tradicional Crítica( moderna)
Formal Formal e informal
conteúdos Saberes culturais
professor Aluno
Centralizada Descentralizada e Democrática
Neutralizada Relações de poder
Início da revolução industrial
Século 18
Inglaterra
Mudança da produção manufaturada para produção industrial
Máquinas substituem os homens
Processo de urbanização
E.U.A ( Bobbitt )
Taylorismo e fordismo: são modelos de produção, onde cada trabalhador faz um determinado serviço em menor tempo possível, esse trabalho é repetitivo, mecânico e não exige raciocínio.
O currículo nasce industrial e tradicional.
Trabalho valendo ponto para a próxima aula!!!!
Textos que serão utilizados:
Currículo e conhecimento, currículo, o grande desafio do professor.
A última parte da aula, o professor reservou para tirar dúvidas sobre o projeto integrador e deu algumas dicas, que são:
Devemos usar a 1º pessoa do plural: nós
O diário reflexivo é é o registro das atividades realizadas na sala de aula.
Memorial descritivo é o registro de sua história de vida, sua trajetória até aqui.
Autoavaliação é durante o processo e no final.
Textos integradores é a interdisciplinaridade, são 4 textos.
Fazer analise das pesquisas e questionários
Exemplo de blog que está de acordo com o que ele quer: mentesinovadoras.blogspot.com.br
Análise do grupo
Nesta aula aprofundamos as dimensões de um currículo, principalmente no que diz respeito a educação. Foi muito bom termos comentado sobre a escola tradicional e sobre a escola crítica, pois tivemos uma maravilhosa recordação de como era o sistema na época do nosso ensino médio. Bom também foi a comparação feita pelo professor Leandro das escolas tradicional e crítica, esse método utilizado nos ajudou a perceber mais um pouco de como o ensino hoje deve ser. Saímos da aula com a certeza de que a partir do momento em que entrarmos em uma sala de aula como profissionais formadas, também seremos responsáveis por mudar o quadro tradicional da educação que ainda insiste em continuar.
Aula 5 (29/08/2012)
O professor passou um vídeo sobre os diferentes conceitos de currículo.
Disse que a educação vai além dos muros das escolas.
O currículo é um movimento de criação e recriação num processo dialógico.
É um debate que vai além das mudanças dos conteúdos.
Escola moderna: Abrange no currículo as vivências dos alunos, suas experiências, seu saber informal.
Escola tradicional: O currículo é mais restrito, centrado no professor. É uma simples transmissão de conhecimentos.
O objetivo do currículo é promover a aprendizagem!!!!!!!!!!!!!
Também tivemos que responder algumas questões valendo ponto, são as seguintes:
Baseado no texto "Um grande desafio para o professor"
1- Desenvolva um texto dissertativo, abordando os desafios para o professor no que tange o currículo. (1,0)
2- Aponte aspectos importantes, quanto ao referido no texto.(0,5)
Baseado no texto " Currículo e conhecimento: Níveis de seleção do conteúdo"
1- Elabore um texto, abordando o contexto em que se deu o surgimento das teorizações sobre o currículo. (0,5)
2- Quais são as diferenças entre o pensamento de Bobbitt e as teorizações de Dewey sobre currículo? (1,0)
Nós respondemos e entregamos quase 12:00 dia!!!!!!!
Análise do grupo
Esta aula nos relembrou que o processo educativo tem que ocorrer não somente no âmbito escolar, mas na família e na sociedade, pois se precisamos levar em conta o contexto social do aluno é bom que a aprendizagem do mesmo ocorra em todos os momentos, não deve-se levar em consideração que o educando deve aprender somente na escola. A educação pode e deve ser também informal, fora da escola. O Bom disso tudo é que este tipo de educação pode levar o indivíduo a saber lidar com a vida, com as frustrações, alegrias, enfim com o mundo em que vivemos.
Aula 6 (05/09/2012)
Nesta aula o professor falou que no dia 12 teremos uma atividade avaliativa, portanto é para trazer todos os textos. Falou também que nossa prova será no dia 19 e que cairá todos os textos incluindo as concepções de currículo envolvendo a visão do Bobbitt e do Dewey e no dia 26 a correção das peguntas para a pesquisa de campo.
O professor também falou novamente sobre o projeto integrador 3, pois tínhamos ainda muitas dúvidas, ele explicou novamente sobre os componentes obrigatórios do blog e contextualizou a palavra cacete. Perguntou quem sabia o pretérito mais que perfeito do verbo dar, ninguém soube responder, aí ele criticou novamente este tipo de ensino onde o objetivo é só decorar fórmulas e datas somente para fazer a prova e logo depois acabamos esquecendo tudo, pois não utilizamos isto no nosso cotidiano.
Ele continuou com os slides na segunda parte da aula, estudamos sobre o tecnicismo e surgiu um outro pensador do currículo: o Tyler. O professor mostrou um vídeo do Chaplin onde ele critica o Taylorismo e o fordismo.
Análise do grupo
Nesta aula podemos perceber e entender que Tyler foi muito importante porque a partir dele o currículo passou a ser visto como algo eficiente no processo de aprendizagem.
Aula 07 (12/09/2012)
Nesta aula teve a continuação dos slides, os componentes do currículo, teve também a atividade avaliativa em grupo valendo 2 pontos.
Foi um estudo dirigido e tivemos que elaborar um texto identificando o conceito de currículo, a importância do currículo para o trabalho docente, e as características da escola tradicional de currículo com base em Bobbitt, Dewey e Tyler.
Análise do grupo
Esta foi a aula que serviu de orientação de como o currículo é importante para o trabalho docente, que a partir do currículo nasce uma organização do trabalho pedagógico.
Aula 08 (19/09/2012)
Nesta Aula tivemos prova!!!!!!!!!!!!
Análise do grupo
Para o nosso grupo foi um pouco tensa, pois foi repleta de detalhes, se não tivéssemos atenção poderíamos não conseguir expressar nosso conhecimento.
Aula 09 (26/09/2012)
Nesta aula o professor revisou e corrigiu as perguntas para a pesquisa de campo. Na primeira parte da aula foram 3 questionários de 3 grupos, na segunda parte foi a continuação das correções do questionário.
Análise do grupo
Esta aula foi mais uma em que aprendemos bastante, interagindo com todas da turma o professor foi nos orientando como elaborar perguntas de nível universitário para realizarmos nossa entrevista que será em breve postada em nosso Blog.
Aula 10 (03/10/2012)
Nesta aula houve a continuação dos slides sobre os componentes do currículo parte 3:
Avaliação e currículo- O quê, para quê, quando e como avaliar?
A avaliação designa um conjunto de atuações previstas no projeto curricular, mediante o qual é possível ajustar progressivamente a ajuda pedagógica as caracteristicas e necessidades dos alunos e determinar se foram realizadas ou não e até que ponto.
Funções- Permitir ajustar a ajuda pedagógica ás caracteristicas individuais dos alunos e permitir determinar o grau em que foram conseguidas as intenções do projeto.
A importãncia da avaliação inicial (avaliação diagnóstica) como instrumento de ajuste e recurso didático que se integra no processo de ensino-aprendizagem ( esta avaliação não deve ser aplicada só no início e sim durante todo o processo).
Relevância da prática da avaliação formativa, isto é, a avaliação do processo de aprendizagem a fim de proporcionar a ajuda pedagógica mais adequada em cada momento.
A avaliação somatória é responsável para saber se o nível de aprendizagem alcançado pelos alunos a propósito de determinado conteúdo.
Análise do grupo
Aprendemos nesta aula que a avaliação é uma etapa importantíssima do currículo, é ela que demonstra se o mesmo está sendo eficaz ou não, se precisa de adaptações e/ou correções. Também aprendemos que a avaliação não deve ser aplicada apenas no final do processo, muito pelo contrário, ela deve ser aplicada durante o processo com o objetivo de melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos, é através dela que será definida a eficiência do currículo.
Aula 11 (10/10/2012)
Estudamos os fundamentos do currículo que são:
Cultura: engloba aspectos como conceitos, linguagem, ideologia, costumes, valores, tipos de organização familiar, econômia, etc... São os costumes de um povo ou de uma determinada sociedade.
O currículo tem particularidades de acordo com as regiões.
Os currículos se adequam as peculiaridades de cada lugar.
O currículo é comum para todos os estados, porém tem as singularidades de cada região.
O currículo proporciona informações sobre o que ensinar, quando ensinar, como ensinar, sobre o quê, como e quando avaliar.
Entende-se o currículo como o projeto que preside as atividades educativas escolares, define suas intenções e proporciona guias de ação adequadas e úteis para os professores.
Fontes do currículo:
Progressistas- Importância de estudar os problemas, os interesses e as necessidades da criança.
Essencialistas- Os objetivos devem ser extraídos da estrutura interna dos conteúdos de ensino.
Sociólogo- Selecionar os objetivos na análise da sociedade, dos seus problemas, características e necessidades.
Para Tyler, as três fontes são válidas, mas nenhuma funciona sozinha.
O currículo se apropria dos conceitos da psicologia para auxiliar na aprendizagem dos alunos.
Distinção entre aprendizagem significativa e aprendizagem repetitiva/mecânica (Ausubel).
Relevância do "aprender a aprender"
Processo de elaboração do projeto curricular:
Orgãos normativos
Orgãos intermediários
Orgãos executores
É um sistema educacional fechado, pois é decrescente. Não há gestão democrática.
Sistema educacional aberto- Ótica interdisciplinar, integração entre as disciplinas. A importãncia está no processo e não nos resultados. Não existe separação entre quem elabora e quem aplica.
A concepção construtivista da aprendizagem apóia o sistema educacional aberto.
Análise do grupo:
Nesta aula aprendemos como é importante levar em conta a cultura para a elaboração do currículo, cada estado do Brasil tem costumes diferentes e esses hábitos devem ser respeitados na construção dele. Aprendemos também o quanto é importante a psicologia para o currículo, pois ela estuda os ritmos e formas diferentes de aprendizagens dos alunos e ter este conhecimento é extremamente importante para fazer um currículo adequado, que vise o crescimento e a emancipação dos educandos.
Entendemos que existe o sistema educacional aberto, que promove a interdisciplinaridade e a consciência critica e o sistema educacional fechado, onde não existe gestão democrática, portanto pode ser utilizado como um instrumento de controle e poder.
Aula 12 (17/10/2012)
Estudamos as teorias do currículo com Bobbitt, Dewey e Tyler, já tínhamos visto esses conceitos antes, que o Bobbitt foi o primeiro a estudar o currículo de uma forma científica, ele escreveu um livro sobre o currículo em 1918 e foi pioneiro neste assunto.
O modelo de fabricação taylorista foi adaptado para as escolas da época, os alunos devem ser processados com um produto fabril.
Como a competividade do neoliberalismo influencia as escolas, com influência na construção da subjetividade e identidade.
A construção do currículo é uma questão de poder, pois privilegiar um tipo de conhecimento é um ato de poder.
As teorias tradicionais acreditam que o currículo é neutro, ou seja, não sofre influências.
As teorias criticas e pós-criticas acreditam que o currículo é parcial e sofre várias influências da politica, da sociedade, da cultura, da economia e que nenhuma teoria é neutra.
Estudamos as teorias do currículo com Bobbitt, Dewey e Tyler, já tínhamos visto esses conceitos antes, que o Bobbitt foi o primeiro a estudar o currículo de uma forma científica, ele escreveu um livro sobre o currículo em 1918 e foi pioneiro neste assunto.
O modelo de fabricação taylorista foi adaptado para as escolas da época, os alunos devem ser processados com um produto fabril.
Como a competividade do neoliberalismo influencia as escolas, com influência na construção da subjetividade e identidade.
A construção do currículo é uma questão de poder, pois privilegiar um tipo de conhecimento é um ato de poder.
As teorias tradicionais acreditam que o currículo é neutro, ou seja, não sofre influências.
As teorias criticas e pós-criticas acreditam que o currículo é parcial e sofre várias influências da politica, da sociedade, da cultura, da economia e que nenhuma teoria é neutra.
Análise do grupo
Voltamos a estudar as teorias do currículo, porém de uma forma mais critica e problematizadora. Vimos que o currículo pode e ás vezes é utilizado como um instrumento de manipulação e manutenção do poder e que muitas vezes a escola é mantenedora da ideologia dominante, ao invés de ser uma transformadora da realidade.
Aula 13 (24/10/2012)
Nesta aula houve a continuação dos slides, a parte 2 das teorias do currículo, dessa vez vimos um novo pensador, o Robert Mager.
Ánalise de objetivos ( obra literária);
Tendência fortemente tecnicista;
Baseada no ratio studiorum: trivium e quadrivium, onde o primeiro era composto pela gramática, retórica, diáletica e o segundo composto ppor astronomia, geometria, música e aritmética.
Modelo tecnocrático destacava a abstração e a suposta inutilidade para a vida moderna e para as atividades laboriais das habilidades e conhecimentos cultivados pelo currículo clássico.
O modelo progressista (centrado na criança) atacava o currículo clássico por seu distanciamento dos interesses e das experiências das crianças e dos jovens.
Teorias do cirrículo parte 3
A base das teorias críticas
Anos 60: surgem teorias que colocavam em xeque o pensamento e a estrutura educacional tradicionais.
Os modelos tradicionais de currículo restringiam-se à atividade técnica de como fazer o currículo( organização e elaboração do currículo).
As teorias desconfiam do status quo, a classe dominante faz de tudo para se manter no poder.
Isto causa um apartheid social.
Favorecimento dos poderosos e desvalorização da classe popular.
Na segunda parte da aula, tivemos um estudo dirigido valendo nota, era para responder a seguinte questão:
Desenvolva um texto crítico argumentativo acerca da seguinte afirmativa: "O currículo escolar abrange relações de poder, sendo influenciado por questões polítias, culturais, ideológicas e sociais. Os reflexos destas relações de poder são diversos no âmbito escolar..."
Análise do grupo
Esta aula foi bastante interessante, vimos o quanto o currículo poder ser utilizado como instrumento de manipulação e/ou manutenção do poder, uma vez que ele determina o que será ensinado e como, ficou evidente que é primordial a participação dos professores na elaboração do currículo, para que não haja a convergência de conhecimentos e o domínio de um determinado segmento da sociedade.
Aula 14 (31/10/2012)
Nesta aula, continuamos os slides a partir da parte 3: A base das teorias críticasAnos 60: Surgem teorias que colocam em xeque o pensamento e a estrutura educacional tradicionais.
Os modelos tradicionais de currículo restringiam-se à atividade técnica de fazer o currículo ( organização e elaboração do currículo).
As teorias críticas desconfiam do status quo, responsabilizando-os pelas desigualdades e injustiças sociais.
A pirâmide social antes era um triângulo, agora é um losango, sendo que mais de 50% da sociedade é formada pela classe C e D e são estas classes que mantém a economia do país funcionando.
Teorias tradicionais: São de aceitação, ajuste e adaptação.
Teorias críticas: São de desconfianças.
Louis Althusser:
A ideologia e os aparelhos ideológicos de estado.
Teorias baseadas na ánalise Marxista da sociedade.
A ideologia é constituída por aquelas crenças que nos levam a aceitar as estruturas sociais( capitalistas ) existentes como boas e desejáveis.
A permanência da sociedade capitalista depende da reprodução de seus componentes econômicos( força de trabalho, meios de produção ) e da reprodução de seus componentes ideológicos.
As empresas focam na classe C e D, pois é a maioria.
Bowles e Gintis: A escola contribui não propriamente através do conteúdo explícito de seu currículo ( como dizia Althusser ), mas ao espelhar, no seu funcionamento, as relações sociais do local do trabalho ( diferenças entre o âmbito escolar público e o privado.
Boudieu e Passeron: A manutenção do status quo.
A cultura pode existir também sob forma de títulos, certificados e diplomas: É o capital cultural institucionalizado.
A banalização do ensino superior.
Pessoas mal formadas no mercado de trabalho.
Slides parte 4:
Contra a concepção técnica: Os reconceptualistas.
Insatisfação com os parâmetros tecnocráticos dos modelos de Bobbitt e Tyler.
Para a persceptiva fenomenológica, com sua ênfase naexperiência, no mundo vivido, nos significados subjetivos e intrasubjetivos, pouco sentido fazem as formas de compreensão técnica e científica implicadas no organização do currículo em torno de disciplinas.
As disciplinas tradicionais estão concebidas em torno de conceitos científicos e não do mundo de primeira ordem das experiências diretas.
A crítica neomarxista de Michael Apple
Os trabalhos de Althusser e Bourdieu, por exemplo, estabeleceram críticas à educação liberal, mas não tinham propriamente tomado como foco de seu questionamento o currículo, o conhecimento escolar.
O currículo está relacionado às estruturas econômicas e sociais mais amplas. Ele não é um corpo neutro, inocente e desinteressado de conhecimento.
O currículo sofre e prática relações de poder.
Henry Giroux:
As perspectivas dominantes, ao se concentrarem em critérios de eficiência e racionalidade burocrática, deixam de levar em consideração o caráter histórico e ético.
Na visão do Giroux, o currículo deve ser compreendido como cultural.
É através de um processo pedagógico que permita as pessoas se tornarem conscientes do papel de controle e poder exercido pelas instituições e pelas estruturas sociais que elas podem se tornar emancipadas ou libertadas de seu poder e controle.
A escola eo o currículo devem ser locais onde estudantes tenham a oportunidade de exercer as habilidades democráticas da discussão e da participação.
Pedagogia do oprimido x Pedagogia dos conteúdos
A pedagogia do oprimido é libertadora, escrita por Paulo Freire.
A pedagogia dos conteúdos é crítico-social, feita por Demerval Saviani
Paulo Freire: Educação é um ato político, critica a educação bancária e conteudista, a educação deve ser proble,atizadora, valoriza o currículo oculto, educa de uma forma contextualizada, traz reflexões, não apenas informações, vê o mundo através da ótica do oprimido e não da ótica do opressor.
Demerval Saviani: A educação deve ser separada da política, pois se não, deixa de ser pedagógica.
Saviani critica tanto as pedagogias liberais quanto a pedagogia de Paulo Freire por valorizar a aquisição de conhecimentos e não os métodos utilizados para isso.
Michael Young: Concentra-se nas formas de organização do currículo.
O professor também falou que na próxima aula terá atividade avaliativa valendo 3 pontos.
Análise do grupo
Esta aula teve muita teoria, vimos a parte 3,4,5 das teorias do currículo, aprendemos que a pirâmide social se modificou com o passar do tempo e agora ela é um losango, vimos outros pensadores, dessa vez das teorias críticas do currículo e não apenas das teorias tradicionais, estas teorias críticas, de pensadores como Bowles e Gintis, que acreditavam que o currículo e a escola auxiliam na manutenção do status quo, sendo apenas uma mantenedora da realidade ao invés de ser transformadora.Vimos também a visões diferentes de educação, uma sob o prisma de Paulo Freire, com sua educação problematizadora e contextualizada, outra sob a perspectiva de Demerval Saviani, com sua crítica a educação, sendo que em sua opinião ela deve ser totalmente dissociada da política e deve visar mais os métodos do que os conteúdos.
Enfim, foi uma aula bastante teórica, onde continuamos aprendendo como currículo é muito mais amplo e complexo do que imaginávamos.
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