Interdisciplinaridade entre Política e Legislação com Currículo e Diversidade.
Na disciplina de
Currículo e Diversidade falamos sobre a diversidade cultural, econômica, étnica
e também sobre os diferentes ritmos de aprendizagens que existem dentro das
salas de aula, além de falar sobre o projeto que determina os objetivos sobre
educação escolar e as maneiras mais eficazes de se conseguir alcançar esses
objetivos, a esse projeto chamamos de
currículo escolar.
Tendo em vista que o
currículo é um conjunto de regras ou orientações que devem serem seguidas pela
escola, disso também discorre a disciplina de Política e Legislação, já que
nessa matéria estudamos as leis que regem a educação no Brasil, como por
exemplo, a: CF1988, PNE , LDB, PDE e órgãos competentes.
A partir da CF de 1988 que houve realmente avanços na educação do Brasil
como o ensino fundamental obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele
não tiveram acesso na idade própria, atendimento gratuito em creches e
pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade, oferta de ensino noturno
regular, adequando às condições do educando, entre outros.
No que diz respeito ao currículo a LDB
9394/96 afirma que: Art. 9o A
União incumbir-se-á de:
IV – estabelecer, em colaboração com os estados, o Distrito Federal e os
municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino
fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos
mínimos, de modo a assegurar formação básica comum;.
Contudo pensamos que a disciplina Currículo e Diversidade está ligada a
de Política e Legislação no sentido de que uma norteia a outra, servindo de
base e apoio legal para a prática das mesmas.
Interdisciplinaridade entre Psicologia da Aprendizagem com Currículo e
Diversidade.
Aprendemos
na matéria de Psicologia que existem vários ritmos de aprendizagem, e métodos
que podem ser adotados em sala de aula, facilitando assim a melhor compreensão do conteúdo.
Observamos também o quanto é importante o uso da
afetividade nesse processo.
Sabendo identificar as relações de
aprendizagem com determinado conteúdo e como a criança reage a certos
estímulos, temos em mãos um importante conhecimento, que nos auxilia bastante
na hora da elaboração do currículo escolar e como colocá-lo em prática.
Ao longo do semestre
estudamos diversas teorias nessa disciplina, lembrando que o objetivo
maior é que devemos ir na busca de formarmos alunos, críticos, criativos e
emancipados, aliada a disciplina
Currículo e Diversidade, já que é no currículo que é determinado o que será
ensinado e quais serão os conteúdos abordados .
Interdisciplinaridade
entre Organização do Trabalho Pedagógico com Currículo e Diversidade
OTP, Organização do Trabalho
Pedagógico é mais uma disciplina de extrema importância para nós futuras
pedagogas.
Nela aprendemos sobre a
importância do Projeto Político Pedagógico, e que ele é dividido em três
partes, a primeira é o diagnóstico, a segunda é a identidade da escola e a
terceira é como executar as ações que foram definidas pelo coletivo. Conhecendo a
estas fases do PPP identificamos que o currículo está inserido na terceira fase, porque é nela que serão definidos os diversos
conteúdos que serão desenvolvidos ao longo do aprendizado.
Outra semelhança entre OTP e a disciplina de Currículo e Diversidade é que o PPP é muito parecido com o currículo escolar, porém a principal diferença entre eles é que, o PPP pode e deve se adaptar ao contexto de cada escola, ou seja o PPP é flexível, mesmo que as duas escolas da mesma localidade sejam diferentes entre si, com necessidades e objetivos diversos.
Outra semelhança entre OTP e a disciplina de Currículo e Diversidade é que o PPP é muito parecido com o currículo escolar, porém a principal diferença entre eles é que, o PPP pode e deve se adaptar ao contexto de cada escola, ou seja o PPP é flexível, mesmo que as duas escolas da mesma localidade sejam diferentes entre si, com necessidades e objetivos diversos.
Já o currículo é mais
abrangente, sendo nacional define que disciplinas serão ministradas e deve
ser adotado em todas as unidades de ensino, por exemplo: o conteúdo que o um
aluno do 5° ano está aprendendo aqui em Brasília, deve ser o mesmo que um aluno
cursando o 5° lá do estado do Ceará , e isso está determinado por lei.
A disciplina de OTP, entra
na implementação e validação do currículo escolar, na aproximação da teoria e
principalmente na prática do planejamento, levando em conta as diferentes
tendências pedagógicas existentes no
currículo adotado respeitando suas ideologias e o adaptando a realidade e
diversidade cultural do educando.
Interdisciplinaridade entre
Humanidades com Currículo e Diversidade
Na disciplina humanidades,
estudamos questões que dizem respeito ao ser humano, sua existência, seus
conflitos pessoais e suas interações com o meio onde vive.
Através do comportamento
das pessoas, podemos perceber como acontece o processo de formação da
identidade de um sujeito, o porquê de tais atitudes e a importância da
diversidade cultural nesse processo.
A disciplina de Currículo
e Diversidade caminha junto com a de Humanidades, pois ao entendermos o
comportamento humano poderemos encontrar a melhor maneira de trabalhar o
currículo em sala de aula, criando um currículo voltado para a realidade do
educando, levando em conta sua ideologia, cultura e a sociedade em que vive.
Com a implementação e
validação de currículos escolares e não escolares, podemos auxiliar no
desenvolvimento intelectual, social e afetivo do educando, identificando os
valores e crenças, regras grupais e seus papéis exigidos para que o aluno se
sinta parte integrante da sociedade.
Podemos também citar a
questão dos grupos, já que a escola tem o papel fundamental na formação desse
novo cidadão, daí a importância da práxis pedagógica, ou seja aliar a teoria
encontrada no currículo, com a prática no planejamento.
Interdisciplinaridade entre Ética e Prática Docente
com Currículo e Diversidade
A disciplina Ética e Prática Docente defende o currículo como um forte instrumento não só
na formação do educando como também na formação dos profissionais formados em pedagogia.
Por isso o estudo e a integração dessas matérias, são fundamentais para um futuro pedagogo.
Na disciplina de Ética e Prática Docente aprendemos que os valores morais formados na sociedade, nada
mais é do que uma organização política e junto com a disciplina de currículo e
diversidade temos a oportunidade de estudarmos como essa elaboração do
currículo escolar é determinante para a
formação desses valores e a constituição desse
sujeito.
Formação que acontece na maioria das
vezes no espaço privado, dentro de salas de aula, mas que implica na vida
pública., porque é onde será posto em prática toda a teoria.
A sociedade atual exige das escolas que a
elaboração do currículo seja a formação de um aluno critico, criativo e
emancipado, cada vez mais autônomo e independe,atribuímos a isso a importância dessa disciplina para que possamos
entender melhor como currículo contribui
na vida do educando e da sociedade a sua volta sua volta.
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