Textos Integradores




       Interdisciplinaridade entre Política e Legislação com Currículo e Diversidade.


          Na disciplina de Currículo e Diversidade falamos sobre a diversidade cultural, econômica, étnica e também sobre os diferentes ritmos de aprendizagens que existem dentro das salas de aula, além de falar sobre o projeto que determina os objetivos sobre educação escolar e as maneiras mais eficazes de se conseguir alcançar esses objetivos, a esse projeto  chamamos de currículo escolar.    
        Tendo em vista que o currículo é um conjunto de regras ou orientações que devem serem seguidas pela escola, disso também discorre a disciplina de Política e Legislação, já que nessa matéria estudamos as leis que regem a educação no Brasil, como por exemplo, a: CF1988, PNE , LDB, PDE e órgãos competentes.
        A partir da CF de 1988  que houve realmente avanços na educação do Brasil como o ensino fundamental obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria, atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade, oferta de ensino noturno regular, adequando às condições do educando, entre outros.
        No que diz respeito ao currículo a LDB 9394/96  afirma que: Art. 9o A União incumbir-se-á de:
                     IV – estabelecer, em colaboração com os estados, o Distrito Federal e os municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum;.
        Contudo pensamos que a disciplina Currículo e Diversidade está ligada a de Política e Legislação no sentido de que uma norteia a outra, servindo de base e apoio legal para a prática das mesmas.

        


     Interdisciplinaridade entre Psicologia da Aprendizagem com Currículo e Diversidade.

         Aprendemos na matéria de Psicologia que existem vários ritmos de aprendizagem, e métodos que podem ser adotados em sala de aula, facilitando assim  a melhor compreensão do conteúdo.
         Observamos  também o quanto é importante o uso da afetividade  nesse processo.
        Sabendo identificar as relações de aprendizagem com determinado conteúdo e como a criança reage a certos estímulos, temos em mãos um importante conhecimento, que nos auxilia bastante na hora da elaboração do currículo escolar e como colocá-lo em prática.
       Ao longo do semestre estudamos diversas teorias nessa disciplina, lembrando que  o objetivo maior é que devemos ir na busca de formarmos alunos, críticos, criativos e emancipados, aliada a  disciplina Currículo e Diversidade, já que é no currículo que é determinado o que será ensinado e quais serão os conteúdos abordados .

        

      Interdisciplinaridade entre Organização do Trabalho Pedagógico com Currículo e Diversidade
     
          OTP, Organização do Trabalho Pedagógico é mais uma disciplina de extrema importância para nós futuras pedagogas.
          Nela aprendemos sobre a importância do Projeto Político Pedagógico, e que ele é dividido em três partes, a primeira é o diagnóstico, a segunda é a identidade da escola e a terceira é como executar as ações que foram definidas pelo coletivo. Conhecendo a estas fases do PPP identificamos que o currículo está inserido na   terceira fase, porque  é nela que serão definidos os diversos conteúdos que serão desenvolvidos ao longo do aprendizado.
         Outra semelhança entre OTP e a disciplina de Currículo e Diversidade é que o PPP é muito parecido com o currículo escolar, porém a principal diferença entre eles é que, o PPP pode e deve se adaptar ao contexto de cada escola, ou seja o PPP é flexível, mesmo que as duas escolas da mesma localidade sejam diferentes entre si, com  necessidades e objetivos diversos.
          Já o currículo é mais abrangente, sendo nacional  define que disciplinas serão ministradas e deve ser adotado em todas as unidades de ensino, por exemplo: o conteúdo que o um aluno do 5° ano está aprendendo aqui em Brasília, deve ser o mesmo que um aluno cursando o  5° lá do estado do Ceará , e isso está determinado por lei.
      A disciplina de OTP, entra na implementação e validação do currículo escolar, na aproximação da teoria e principalmente na prática do planejamento, levando em conta as diferentes tendências  pedagógicas existentes no currículo adotado respeitando suas ideologias e o adaptando a realidade e diversidade cultural do educando.



    Interdisciplinaridade entre Humanidades com Currículo e Diversidade


 Na disciplina humanidades, estudamos questões que dizem respeito ao ser humano, sua existência, seus conflitos pessoais e suas interações com o meio onde vive.
          Através do comportamento das pessoas, podemos perceber como acontece o processo de formação da identidade de um sujeito, o porquê de tais atitudes e a importância da diversidade cultural nesse processo.
         A disciplina de Currículo e Diversidade caminha junto com a de Humanidades, pois ao entendermos o comportamento humano poderemos encontrar a melhor maneira de trabalhar o currículo em sala de aula, criando um currículo voltado para a realidade do educando, levando em conta sua ideologia, cultura e a sociedade em que vive.
       Com a implementação e validação de currículos escolares e não escolares, podemos auxiliar no desenvolvimento intelectual, social e afetivo do educando, identificando os valores e crenças, regras grupais e seus papéis exigidos para que o aluno se sinta parte integrante da sociedade.
      Podemos também citar a questão dos grupos, já que a escola tem o papel fundamental na formação desse novo cidadão, daí a importância da práxis pedagógica, ou seja aliar a teoria encontrada no currículo, com a prática no planejamento.

   

             Interdisciplinaridade entre Ética e Prática Docente com Currículo e Diversidade


       A disciplina Ética e Prática Docente defende  o currículo como um forte instrumento não só na formação do educando como também na formação dos profissionais formados  em pedagogia.
Por isso o estudo e a integração dessas matérias,  são fundamentais  para um futuro pedagogo.
         Na disciplina de Ética e Prática Docente aprendemos que os valores morais  formados na sociedade,  nada mais é do que uma organização política e junto com a disciplina de currículo e diversidade temos a oportunidade de estudarmos como essa elaboração do currículo escolar é determinante  para a formação desses valores e a constituição desse  sujeito.
   Formação que acontece na maioria das vezes no espaço privado, dentro de salas de aula, mas que implica na vida pública., porque é onde será posto em prática toda a teoria.
A sociedade atual exige das escolas que a elaboração do currículo seja a formação de um aluno critico, criativo e emancipado, cada vez mais autônomo e independe,atribuímos a isso a  importância dessa disciplina para que possamos entender melhor como currículo  contribui na vida do educando e da sociedade a sua volta sua volta. 

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